VENDAS: 11 3458-5227 | SUPORTE: 11 98097- 4302 [email protected]

Como aparecer no Google?

Esta é a pergunta que toda pessoa que tem um negócio ou que oferece um serviço deveria se fazer.

Aparecer hoje no Google é fundamental para qualquer negócio que não possa gastar fortunas em marketing de impacto, como programas de TV , grandes eventos , enfim, coisas que fazem as pessoas correrem atrás da sua marca.

Ou seja, o GOOGLE é fundamental para 90% dos negócios no Brasil.

Agora, por incrível que pareça, muitos ainda não sabem o que significa aparecer no Google.

Em 9 anos trabalhando na área, até hoje ainda ouço pessoas me respondendo que aparecem SIM no Google. Basta digitar o site dele.

O que ele não sabe é que NINGUÉM vai digitar o site dele na pesquisa Google, porque ninguém ainda conhece ele.

Claro que o ITAU , a Magazine Luisa ou os Postos Ipiranga , entre outras marcas famosas, não se enquadram nesta situação, mas se o SEU negócio ainda não tem esta fama toda, é bom você ficar atento.

Para começar , vamos explicar aqui, passo a passo, o que é aparecer no Google e quais os caminhos para você conseguir isto.

Como são feitas as pesquisas?

Esta é a primeira pergunta que você deve se fazer: Como as pessoas vão pesquisar no Google quando quiserem encontrar um serviço como o que você oferece?

Existem 2 formas principais: Ou elas usam perguntas amplas , como Quanto custa , onde encontro , pra que serve , onde tem , ou elas associam o produto/serviço ao local onde elas querem consumir, como Pilates na Lapa , Pizzaria na Penha , Agencia de Emprego em Itaquera , Imobiliária em Florianópolis , etc , etc

E é pensando nestas perguntas que você deve montar sua estratégia para ter um bom resultado no Google.

Agora, o desafio não é apenas aparecer no Google, mas aparecer BEM, pois quem aparece depois da 2o página, dificilmente é visto. Ainda mais em tempos que os acessos por celular representam mais de 60% das pesquisas feitas pelo Google.

Como conseguir aparecer no Google?

Agora vamos falar um pouco de cada forma e estratégia para que seu negócio apareça na busca Google , e você escolhe a melhor opção:

a) Links Patrocinados ou Google Adwords – São os resultados que aparecem em quase todas as pesquisas, na ponta , e com a palavra anúncio logo abaixo. É uma excelente opção, e quando bem feito, apresenta excelentes resultados. Agora, você tem que estar atento a 2 coisas: Você precisa contar com ajuda de um profissional para fazer estas campanhas, do contrário corre o risco de jogar dinheiro fora, e você precisa ter um bom orçamento mensal, pois ele funciona somente enquanto você estiver colocando créditos.

Não é indica para negócios muito pequenos, que constam com orçamentos baixos e muitas vezes não conseguem reservar um valor mensal para investir nisto.

E nunca indico que seja feito diretamente pelo cliente, pois é algo complexo, que é vendido como fácil de ser feito, mas que de fácil não tem nada.

E não se esqueça que Google Adwords é na verdade um leilão virtual de palavras-chave, e quanto maior a concorrência no seu setor, mas cara a palavra, e mais caro o clique.

 

b) Google Meu Negócio – Outra boa opção, e grátis. Qualquer empresa pode entrar no Google Meu Negócio, e fazer seu cadastro. É simples e tem excelente resultado.

Agora, o problema é que o Google mostrar apenas 3 resultados a cada pesquisa, e se existirem mais de 3 negócios iguais na região pesquisada, você corre o risco de aparecer pouco.

Além disto, é fundamental que você mantenha sua ficha sempre atualizada, e insira sempre novidades sobre o seu negócio, pois o Google valoriza demais conteúdo de qualidade.

Poste fotos do seu estabelecimento, ofereça tour 360o , responda aos comentários, sejam eles bons ou maus. Se você fizer isto, terá boas chances de usar este serviço grátis Google a favor do seu negócio.

 

c) Resultados Orgânicos

São os resultados que aparecem logo após os resultados do Google Meu Negócio.

Para a grande maioria dos homens de marketing, é o filé da coisa. É a base mais valiosa do Google, pois as pessoas tendem a clicar mais ali do que em anúncios, pois sentem mais confiança em um resultado natural do que em um anúncio.

Agora , pode apostar numa coisa: É o espaço mais COMPLICADO para você conseguir resultados, pois MUITA gente quer aparecer lá.

E ai você tem as seguintes opções:

1 ) Ter um site super otimizado, mas quando eu falo super otimizado, estou falando otimizado de verdade. E com constantes revisões, o que faz desta opção uma opção cara.

2) Ser citado em algum site que tenha bons resultados comprovados. Mas faça o teste Google antes de comprar gato por lebre. Faça pesquisas diversas, e veja se o site realmente aparece nas pesquisas. E avalie quanto vão te cobrar para você fazer parte deste site, pois não existe um preço padrão para este tipo de serviço. A vantagem é que desta forma você gasta bem menos do que manter um site otimizado, e muitas vezes, nem precisa ter um site, pois a citação é tão completa que isto basta para o seu futuro cliente entrar em contato.

Fora estas opções, ESQUECE.

Mas e se eu não aparecer no Google?

Se você for dono da Rede Globo, do Bradesco ou da Nestlé, ou se você tem uma loja dentro de um super shopping ou em uma rua super movimentada de comércio, não vai fazer muita diferença, agora, se este não for o seu caso, se prepare para dias  difíceis. Esquece esta conversa de fidelidade, porque os clientes hoje em dia estão sempre dispostos a encontrar a melhor opção. Ser o mais antigo do bairro não vai te ajudar muito em tempos em que as pessoas mudam constantemente, e viver de indicação é sempre arriscado, porque a qualquer hora a fonte pode secar.

Entendeu agora como APARECER no GOOGLE?

Eu espero ter ajudado com este artigo, mas se você quiser saber mais detalhes, me chame via whatsapp ( Exclusivamente whatsapp) pelo 11 98204-6928 e eu te explico melhor.