VENDAS: 11 3458-5227 | SUPORTE: 11 98097- 4302 [email protected]

Laudo e Art para Reformas no Ipiranga

Empresa: Experta Engenharia
Telefone: 11 99604-9607 |
End.: Rua Tabor, 647 – 161B – Ipiranga – São Paulo – SP 04202-021
Site: www.expertaengenharia.com.br

Laudo e Art para Reformas no Ipiranga

Prestadora de serviços de engenharia: Realiza o gerenciamento e acompanhamento de obras, análise de desempenho, vistorias, perícias e avaliações de imóveis residenciais, comerciais e industriais, atendendo às normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias).

Serviços de Reformas, Construções, Pequenos Reparos, Marido de Aluguel, Elétrica, Hidráulica, Pintura, Papel de Parede, Gesso, Decoração, ART de Reformas, Laudos de Reformas,Inspeção Predial

É a avaliação isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação.

Inspeção Predial, Vistoria de Vizinhança, Vistoria de Imóvel para Locação, Entrega e Recebimento de Obras de Construção Civil, Recebimento de Obra Nova, Vistoria Técnica para Recebimento de Unidades e Áreas Comuns em Edificações, Perícias em Condomínios, Avaliação de Imóveis, Determinação de valor locatício, Consultoria Técnica para Aquisição de Imóveis, Laudo Técnico Pericial, Desempenho das edificações NBR 15575, Gerenciamento de Obras, Acompanhamento de Reformas, Medições de Serviços, Perícias para seguradoras.

Pense nas principais dúvidas que as pessoas tem quando estão pensando em consumir o seu produto ou serviço, e cite aqui as principais perguntas e as respostas.

O que é preciso para reformar um apartamento?

O primeiro passo do dono do apartamento é consultar um engenheiro ou arquiteto para avaliar se a obra a viabilidade executiva da obra.

A NBR 16.280/2015 – Reformas em Edificações – Sistema de Gestão de Reformas – Requisitos, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece parâmetros à elaboração de um plano de reforma para apartamentos em edifícios pluri-habitacionais. Segundo a norma os proprietários devem apresentar ao condomínio o laudo de execução de obra, com descrição objetiva do passo-a-passo da reforma a ser realizada, detalhando intervenções, materiais a utilizar, recursos técnicos, financeiros e humanos e a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assinada por engenheiro ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) assinada por arquiteto que acompanhará a obra.

Assim, a norma tem a finalidade de reduzir ao máximo o risco de obras particulares, de forma a não comprometer segurança, integridade física e patrimonial de todos os outros condôminos.

Se a obra for de simples pintura interna da unidade, ou troca de sancas de gesso já existentes, o morador não precisa se preocupar. Basta informar o síndico.

No caso de troca de pisos, no entanto, o laudo técnico terá de avaliar ferramentas a serem utilizadas na retirada do piso antigo, método de descarte do material retirado, além de qualidade e peso do novo material, a fim de não gerar transtornos nem sobrecargas estruturais. Alteração em instalações de gás, hidráulicas e elétricas, envidraçamento de sacadas, eliminação de paredes internas ou a instalação de banheiras e sistemas de ar condicionado requerem maiores cuidados, exigindo atendimento à norma.

Por que contratar um engenheiro ou empresa de engenharia para uma obra?

Para executar uma obra com qualidade, segurança e economia são necessários conhecimentos técnicos que somente um profissional qualificado pode oferecer neste caso o Engenheiro ou Empresa de Engenharia.

Uma obra bem planejada e organizada evita desperdícios de material e tempo.

O Engenheiro coordena equipe com eficiência, administrar o projeto com base em planejamento eficiente.

Ele elabora orçamento detalhado com cronograma físico e financeiro definindo o tempo e custo de cada etapa do projeto.

Muitas pessoas acreditam que esse profissional aumenta o custo da obra e do projeto, mas não passa de ilusão e desconhecimento, pois somente com acompanhamento do profissional capacitado é possível executar o trabalho proporcionando maior economia sem que seja comprometida a qualidade e a segurança durante a execução da obra.

Mas é importante ressaltar, que tanto para a execução de obras quanto para a instalação de alguns projetos e serviços a a contratação de um Engenheiro, é um fator requerido dentro das Normas da ABNT.

Porque é importante contratar um Engenheiro antes de construir ou reformar?

No Brasil, é proibido por lei reformar ou construir sem o acompanhamento de um profissional habilitado que vai se responsabilizar pela obra, no caso, Engenheiro ou mesmo uma Empresa de Engenharia.

Portanto construir ou reformar dentro da legalidade não se limita apenas às grandes obras. Caso você tenha interesse ou desejo de ampliar a sua residência, como construir mais um cômodo, um banheiro ou até mesmo uma edícula, o primeiro passo é buscar a consultoria de um Engenheiro ou Empresa de Engenharia com a finalidade de avaliar o seu projeto para permitir a obtenção do alvará de construção.

Fonte: http://www.rwengenharia.eng.br/por-que-contratar-um-engenheiro-ou-empresa-de-engenharia-para-uma-obra/

Inspeção Predial
É a avaliação isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação.

Vistoria de Vizinhança
Tem por finalidade, constatar anomalias e falhas existentes nos sistemas construtivos e “perpetuar a memória” das características físicas e do estado de conservação de edificações e benfeitorias localizadas na área de influência do canteiro de obras. Fornecer informações técnicas aparentes que auxiliem na definição dos procedimentos construtivos e na execução de serviços preliminares à obra.

Vistoria de Imóvel para Locação
Realizada antes da ocupação do imóvel, visa, “perpetuar a memória” do estado de conservação e os pertences da edificação entregue, protegendo tanto o locador quanto o locatário.

Para o locador, o documento garante que o imóvel seja conservado para ser utilizado e devolvido nas mesmas condições que foi entregue.

Para o locatário, o documento protege de injustas acusações de danos ao imóvel.

Entrega e Recebimento de Obras de Construção Civil
Trabalhos técnicos com os objetivos de identificar e caracterizar as anomalias e não conformidades existentes na obra (concluída ou não), na data da vistoria, visando subsidiar ações corretivas e registrar o estado físico presente na obra (concluída ou não) com o propósito de preservar a memória da situação existente na data da vistoria.

Recebimento de Obra Nova
Os trabalhos técnicos para identificar e caracterizar as anomalias e não conformidades existentes na obra (concluída ou não) na data da vistoria, visando subsidiar ações corretivas; registrar o estado físico presente na obra com o propósito de preservar a memória da situação existente na data da vistoria.

Vistoria Técnica para Recebimento de Unidades e Áreas Comuns em Edificações
Acompanhamento técnico, no momento da vistoria de recebimento do imóvel e elaboração de documento técnico identificando reparos e ajustes cabíveis a construtora.

Perícias em Condomínios
Apoio técnico ao Síndico no planejamento de ações em áreas comuns das edificações, visando correções de vícios ocultos e aparentes dentro da garantia do construtor e planejamento de intervenções prioritárias e não prioritárias corretivas.

Avaliação de Imóveis
Relatório técnico elaborado por engenheiro de avaliações em conformidade com as normas vigentes, para avaliar o bem, para uma determinada finalidade, situação e data.

Determinação de valor locatício
Relatório técnico elaborado por engenheiro de avaliações em conformidade com as normas vigentes, para avaliar o bem, para determinar valor locatício em determinada, situação e data.

Consultoria Técnica para Aquisição de Imóveis
Acompanhar e orientar tecnicamente, quanto estado de conservação, necessidades de reformas e adaptações as funções e ao uso pretendido.

Laudo Técnico Pericial
Apresentação da apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos.

Desempenho das edificações NBR 15575
Procedimento de avaliação do desempenho de sistemas construtivos, utilizando os requisitos e critérios de desempenho que se aplicam às edificações habitacionais, como um todo integrado, bem como serem avaliados de forma isolada para um ou mais sistemas específicos conforme norma ABNT NBR 15575.

Gerenciamento de Obras
Planejamento e organização e fiscalização de fornecedores de materiais e serviços necessários para execução da obra, fazendo com que sejam cumpridos os objetivos de custo, prazo e qualidade, otimizando os proccesso executivos.

Acompanhamento de Reformas
Gestão de controle de processos, projetos, execução e segurança, de reformas de edificações, visando prevenções de perda de desempenho das edificações; planejamento, projetos e análises técnicas de reformas; alterações de características originais da edificação ou de suas funções; descrição da execução das obras; segurança da edificação, do entorno e de seus usuários; registro documental da situação antes da reforma, dos procedimentos utilizados e do pós-obra de reforma; supervisão técnica dos processos das obras, conforme NBR-16.280/2014 da ABNT, para toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno.

Baseado no parecer emitido por especialista, o Síndico poderá autorizar, autorizar com observações ou impugnar a reforma do condômino, caso entenda que, tal obra oferece risco.

Medições de Serviços
Quantificação de serviços realizados na obra e precificação de acordo com o contrato, para liberação de pagamentos.

Caso seu produto ou serviço ainda não seja conhecido, diga para que ele serve, quais as vantagens em relação aos produtos tradicionais, que tipo de ajuda ele pode oferecer as pessoas.

10 MOTIVOS PARA CONTRATAR UM ARQUITETO OU ENGENHEIRO

Contratar engenheiro ou arquiteto, ainda é ponto onde muitos hesitam na hora de contratação, pois acham que isso é desperdício de dinheiro, mas, se você não tem experiência com obras e reformas pode ter grande prejuízo caso decida fazer sozinho. Um bom profissional, além do aspecto legal da exigência, irá proporcionar a você economiza de tempo, dinheiro e evitar frustrações, pois os gastos quase sempre assustam e tudo que podemos economizar é muito vantajoso, por isso muita gente abre mão e acaba prejudicando ainda mais o orçamento.

Não é difícil encontrar condomínios que executam obras sem o acompanhamento de um profissional habilitado, mas lembramos o sindico responde civil e criminalmente, caso ocorra algum acidente na obra, além de poder ser questionado sobre execuções de obra sem o devido acompanhamento, por poder comprometer garantias, vida útil e desvalorização do patrimônio dos proprietários, pois obras mal realizadas ou sem acompanhamento técnico, tendem a não respeitar normas, leis e boa engenharia, e tendem a apresentar problemas em menor prazo de tempo.

Mas vamos esclarecer outro problema que vemos constantemente, não estamos falando que condomínios tem que comprar ART ou RRT, pois isto é crime, o que estamos falando é que as obras devem ser orçadas, planejadas, projetas e acompanhadas por profissionais habilitados, por tanto, a ART ou RRT não tem custo e sim representa a responsabilidade do profissional pelas ações que ele será responsabilizado.

A CONDOMÍNIO EM ORDEM, nasceu justamente da necessidade do conhecimento dos gestores de condomínio, para a gestão dos patrimônios de terceiros e informações básicas para poder exigir os requisitos técnicos em seus edifícios, pois para se cobrar se faz necessário conhecer o mínimo ou pelo menos os pontos a serem questionados.

Em entrevista com alguns engenheiros, sempre ouvimos que os mesmos quanto contatado, em grande parte de síndicos perguntam quanto ele cobra para emitir uma ART, isto é a mesma coisa de você perguntar a um médico quanto ele cobra para te dar uma receita médica, a explicação é que ele não cobra a receita e sim o serviço que resulta em uma receita médica.

Elencamos alguns motivos que tornam a contratação de um engenheiro ou arquiteto, um bom negócio para sua obra, além do aspecto legal e obrigatório:

Responsabilidade técnica
Conforme legislação vigente, manual de uso e operação que recebeu do construtor de seu edifício, fiscalização de órgãos públicos, uma obra (hidráulica, elétrica, estrutura, impermeabilização, gás, uso de mão-de-obra, etc.) a qual interfira na segurança, desempenho dos sistemas somente poderá ocorrer sobre o planejamento, projeto ( melhor solução e atendimento as leis e normas vigentes) e acompanhamento de um profissional habilitado, e caso isto não ocorra o sindico poderá responder civil e criminalmente por diversos requisitos. Pois o síndico teve saber que no inciso V do art. 1.348 do Código Civil, pois, caso haja omissão, desídia ou má gestão na conservação e guarda das partes comuns do condomínio ou descontinuidade na prestação dos serviços essenciais deste, poderá o síndico, conforme o caso concreto, responder civil ou criminalmente por seus atos ou omissões.

Importante dizer que nem toda responsabilidade civil será também criminal, apesar de que toda responsabilidade penal poderá ensejar responsabilidade civil, por ser esta mais ampla e aquela mais restrita.

Tempo
Você vai economizar muito tempo, desde o esboço das primeiras ideias ou necessidade até o projeto final, o profissional vai fazer isso com naturalidade e rapidez. Além disso, ele também vai otimizar a busca em lojas de materiais de construção, móveis e decoração, pois tem um maior conhecimento do que há disponível no mercado.

Segurança dos operários e ocupantes do edíficio

Um aspecto, muito negligenciado no mercado é o atendimento as normas de segurança dos operários, ocupantes e preservação das rotas de fuga do edifico, onde um profissional habilitado que seja contratado, deve atender e observar tanto as normas técnicas para definição das soluções e execução das obras, como as normas do ministério do trabalho quanto a segurança de seus operários e ocupantes do edifício, o sindico deve exigir isto, pois a responsabilidade poderá recair sobre ele, caso não acompanhe este requisito.

Experiência
Nada como realizar uma manutenção, reforma ou obra com quem tem experiência no assunto e sabe o que está fazendo. Assim, você evita cometer erros básicos ou deixar detalhes importantes passarem despercebidos. Contrate profissionais com experiência e cobre o profissionalismo e descrição de soluções técnicas e conclusivas aos problemas, sem paliativos.

Investimento financeiro
Você pode estar relutante em gastar dinheiro contratando um arquiteto ou engenheiro, mas acredite: ele te fará economizar. Além de impedir que você gaste dinheiro comprando itens desnecessários (ou até mesmo inúteis), seu planejamento garante que todas as instalações sejam feitas de modo correto e sem remediação, o que acaba gastando o dobro de materiais.

Criatividade
O engenheiro ou arquiteto é, antes de tudo, criativo. Prepare-se para conhecer ideias diferentes de tudo o que você já tinha imaginado, soluções criativas e funcionais, atenção a cada detalhe da decoração e a valorização do seu cômodo.

Medidas e cálculos
Uma das etapas mais maçantes de um projeto é conseguir todas as medidas corretas do ambiente e fazer os cálculos de quantos metros de piso, papel de parede, cabos e revestimentos vão ser utilizados. Para quem nunca fez isso antes, pode ser bastante complicado. Já para um profissional isso faz parte faz parte da rotina e a precisão de cálculo é bem mais garantida.

Planejamento
Algumas obras em condomínio, parecem nunca ter fim, uma das razões recai justamente pela falta de planejamento das tarefas, tempo para aquisição dos insumos, seu armazenamento e transporte dentro da obra, portanto ao contratar um engenheiro ou arquiteto exija um planejamento das etapas e prazos da obra.

Tendências do mercado
Um arquiteto ou engenheiro, além de ter um senso apurado as tendências do mercado, e pode trazer todas as inovações e novidades para dentro do seu condomínio. Por mais que você acompanhe sites de assuntos técnicos ou de decoração e revistas, sempre existe algo que você ainda não viu, ou pode ter dúvida sobre a possibilidade de implementação.

Contatos
Quem está nesse meio há muito tempo, naturalmente tem uma rede de contatos grande: desde pedreiros, encanadores, eletricistas e instaladores até lojas de materiais, móveis e objetos desconhecidas por você, mas que têm produtos diferentes e preços melhores.

10 MOTIVOS PARA CONTRATAR UM ARQUITETO OU ENGENHEIRO

Se você tem um negócio físico, informe o seu horário de atendimento.

atendimento 24hs.

Se você tem um negócio físico, fale um pouco sobre suas instalações. Diga como chegar, pontos de referência, sua estrutura. Enfim, tudo que acredita ser um diferencial.

Visitas e orçamentos sem compromisso

Se coloque no lugar do seu cliente, e nos conte: Porque ele deve escolher você ao invés do seu concorrente.

As melhores e mais expertas soluções para nossos clientes, com primor e técnica.

As pessoas costumam pensar bem antes de consumir algo: Quais os principais cuidados que esta pessoa deve ter na hora de escolher onde comprar ou de quem consumir o serviço que você oferece.

Quando você está doente, você procura um médico, certo?

Da mesma forma que quando está com problemas na justiça, corre para um advogado e se o dente está doendo, consulta o dentista de sua confiança.

Assim deve ser quando você começa a fazer uma obra, seja ela de para uma nova construção ou para uma reforma, você deve contratar um engenheiro e/ou arquiteto.

Eles são os profissionais capacitados para não só resolver seus problemas, mas também assegurar que eles não venham a acontecer.

Laudo e Art para Reformas no Ipiranga

Empresa: Experta Engenharia
Telefone: 11 99604-9607 |
End.: Rua Tabor, 647 – 161B – Ipiranga – São Paulo – SP 04202-021
Site: www.expertaengenharia.com.br

Solicite um Orçamento