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Esta é uma pergunta que todos os empresários deveriam se fazer, mas principalmente os pequenos comerciantes que focam o público do seu bairro.

Alguns tentam passar o conceito de que divulgar é importante, e realmente é, mas a divulgação deve e pode se pagar, ou seja, existe como ter ROI positivo em publicidade.

Mas afinal, onde é melhor anunciar? Internet, revistas de bairros ou jornais locais?

A primeira coisa que você deve se perguntar é se você quer vender, ou apenas divulgar. Grandes marcas não fazem propagandas para vender diretamente, e eles atuam no reforço da marca, para que depois os produtos sejam procurados nos pontos de venda.

No seu caso, atuar na divulgação de uma marca, mesmo que seja a sua, não vai trazer resultados práticos, pois você precisa de CLIENTES, e não de fama.
Pensando nisto, a resposta é bem simples, e para deixar claro que não é uma opinião, mas resultados de um estudo, compararei as 3 mídias, em um grande bairro de São Paulo.

O pior canal do ponto de vista de retorno é o jornal de bairro. Para cada contato, ou seja, alguém que efetivamente ligou ou foi até a loja porque viu no Jornal, o valor pago pelo anunciante foi de R$ 38,00.

Atenção – Atualização de 18/05/2017

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No caso da revista de bairro, este valor ficou um pouco abaixo, algo em torno de R$ 31,50.
Já na internet, o valor ficou em R$ 1,45.
Então pense comigo: Para conseguir 1.000 contatos para a sua loja, anunciando em jornal de bairro você terá que investir R$ 38.000,00, contra R$ 31.500,00 na revista, e contra R$ 1.450,00 na Internet.

Considerando que de cada 1.000 clientes, apenas 100 efetivamente comprem, e estimando seu ticket médio em R$ 100,00 , a conta fica ainda mais assustadora:

Jornal – Você terá investido R$ 38.000,00 para lucrar R$ 10.000,00 ( ROI Negativo)
Revista – Você terá investido R$ 31.500,00 para lucrar R$ 10.000,00 ( ROI Negativo)
Internet – Você terá investido R$ 1.450,00 para lucrar R$ 10.000,00 ( ROI Positivo)

E porque isto acontece? Jornais e revistas são lidas por LEITORES, e nem todo LEITOR é um consumidor, pois muitos estão apenas LENDO a revista ou jornal. Já na Internet , se

você utilizar o veiculo certo, que é o que usamos para este exemplo, você será visto por CONSUMIDORES, porque a INTERNET atende a uma consulta, ou seja, alguém esta querendo saber onde encontrar tal produto e em tal região.

Agora, pare de fazer o que todos fazem, e não anuncie como a seu avô anunciava, porque os tempos são outros.

Você precisa de clientes, não de fama.

Consegui mudar a sua forma de pensar?

Se você leu este post, o fez porque pesquisou no Google por “anunciar em revista”. Logo, seu pensamento inicial era o de anunciar em uma revista.

Mas depois de ler este artigo, é provável que você esteja disposto a repensar esta sua ideia inicial.

O que eu usei para conseguir isto? Inbound marketing, ou marketing de conteúdo, uma estratégia onde eu apresento fatos, conteúdo, argumentos, e não apenas falo que faço o melhor, sem mostrar os fatos verdadeiros.

E isto só é possível se você utilizar a internet como canal. Em nenhuma midia impressa você vai conseguir isto.

Vamos juntos experimentar o Inbound Marketing para o seu negócio?

Vamos aparecer no Google?

Agora que você sabe o quanto o Google é importante para o seu negócio, quero te dar um presente: 1 ano com uma postagem exclusiva, que pode aparecer na 1o página do Google, por R$ 2,19 ao dia  e mais NADA, para divulgar o seu negócio na sua região.

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como ter presença real na internet?

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